Cultura
História da Arte em Niterói é celebrada em Livro Inédito
Celebrando 17 anos de atividades, a DB Editora recebeu autoridades, artistas, personalidades e formadores de opinião, No Bistrô Mac, para o lançamento do livro Do Outro Lado da Arte – Face, Vida e Obra, décima publicação da editora e a sexta delas por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Na ocasião ocorreu uma exposição virtual, em um telão de alta definição, que emocionou a todos os presentes.
O projeto, de Franciane Barbosa, editora-chefe da DB Editora e coordenadora geral; e Antonio Schumacher, coordenador de fotografia e designer gráfico; com textos de Irma Lasmar e Cyntia Fonseca e pesquisa histórica de Alexandre Porto; faz um levantamento histórico inédito das artes plásticas em Niterói, dentro do contexto fluminense, desde o seu surgimento, com as primeiras escolas e instituições de belas-artes, até os dias atuais. Reconta a biografia de importantes artistas que nasceram em Niterói e/ou fizeram carreira na cidade, tanto os in memoriam como Antonio Parreiras, Cláudio Valério Teixeira, Tolentino, Jayme Cavalcanti, Abelardo Zaluar, Julius Gorke, Campofiorito, assim como os contemporâneos. Apresentando a trajetória de mais de 30 artistas plásticos e visuais da atualidade, que movimentam e mantêm viva a produção artística local, como Rudi Sgarbi, Bonifácio, Antonio Machado, Pierre Crapez, Ricardo Campos e Maria Cherman. Um dos principais participantes do livro é Bernardii, tanto como artista expositor quanto como curador das importantes obras de arte minuciosamente escolhidas para ilustrar a narrativa.
Antonio Schumacher, Dr. Mauro Bizzo (diretor geral do CNH), Franciane Barbosa
“Mais uma bela publicação da DB Editora, o livro Do Outro Lado da Arte – Face, Vida e Obra resgata e reconta com ineditismo o valoroso passado histórico de Niterói no campo das artes plásticas, bem como o de seus saudosos personagens, destacando e eternizando os grandes nomes do segmento na atualidade, os quais aqui representam uma pequena parcela dentre os inúmeros artistas talentosos que atuam em nossa linda Cidade-Sorriso”, pontua Franciane.
Antonio Schumacher, César Coelho, Albênzio, Ricardo Rapouso, Rita Manhães, Duda Oliveira, Franciane Barbosa
A obra, financiada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, teve como único incentivador o Complexo Hospitalar de Niterói – CHN, um dos maiores incentivadores da cultura da cidade, mediante incentivo fiscal. Ciente das necessidades, sempre vitais, dos meios de acessibilidade para a inclusão, fortalecendo o acesso à leitura, a DB disponibiliza gratuitamente na internet todas as suas publicações, no site da editora, além de ancorar em uma plataforma digital o seu conteúdo em formato de e-book, compatível ao sistema DosVox, de audiodescrição, para a leitura por pessoas com deficiência visual.
O livro pode ser adquirido no Bistrô Mac e na Loja Fastframe Niterói, em São Francisco.
Fotos: Ulisses Franceschi
Cultura
Casarão do Firmino no Rio apresenta o samba novo de Vinny Santa Fé
Cantor Vinny Santa fé faz show nesta sexta-feira (22), no Casarão do Firmino
Abertura tem chopp grátis das 18h às 19h30 e shows com os cantores Dion Thiengo e Carol Cardoso e nos intervalos tem a DJ Nicolle Neumann.
O cantor Vinny Santa Fé, sensação do samba do momento faz um showzaço nesta sexta-feira (22), no Casarão do Firmino, na Lapa, Berço da Boemia Carioca. Recentemente Vinny fez uma grande apresentação no Palco Favela no Rock In Rio levando o público ao delírio cantando grandes sucessos de outros sambistas, além de seu sucesso “Castelo de Um Quarto Só”.
ambista e autodidata do município de Duque de Caxias, Vinny teve seu encontro com a música há 10 anos após viver como atleta profissional de Karatê, da Seleção Brasileira.
Com pautas sociais e discurso aflorado, Vinicius carrega como objetivo levar autoestima e representatividade em suas composições, contando a história de seu povo.
Sua ascensão começou como compositor, com o sucesso da música “Castelo de um quarto só”, interpretada por Renato da Rocinha, marcando sua entrada triunfante no mundo da música. O hit alcançou incríveis 31 MILHÕES de visualizações e entrou na lista das 10 músicas mais tocadas em todo o país.
Após o estouro desse hit, Vinny viu seu nome ganhar notoriedade e se destacar na cena musical, percebendo ali a oportunidade de realizar seu sonho de se tornar um cantor de sucesso. Assim sua carreira decolou, consolidando-o como uma promessa no cenário do samba e da música brasileira.
O evento começa a partir das 18h, e tem chopp grátis das 18h às 19h30. Na abertura da casa tem shows dos cantores Dion Thiengo e Carol Cardoso e nos intervalos tem a DJ Nicolle Neumann. A entrada é colaborativa. Paga o quanto puder e paga se quiser. O Casarão fica na Rua da Relação, 19, na Lapa. Classificação: 18 anos. Mais informações: 21 99926-5295.
SERVIÇO
Show com Vinny Santa Fé no Casarão do Firmino
Abertura com os cantores Dion Thiengo e Carol Cardoso.
Intervalos tem a DJ Nicolle Neumann
DATA: 22 de novembro ( sexta-feira )
LOCAL: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: A partir das 18h.
ENTRADA COLABORATIVA
Classificação: 18 anos
Mais informações: 21 99926-5295
Cultura
Municipio do Rio Mesquita recebe Festival Guararapes de Artes Visuais e Literatura de 21 a 23 de novembro
O Paço Municipal de Mesquita se prepara para sediar o Festival Guararapes de Artes Visuais e Literatura, que ocorrerá entre os dias 21 na próxima quinta feira e 23 de novembro de 2024.
O evento, que integra o Circuito Mesquita das Artes Produtor Fabio Matheus é uma realização da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Mesquita , e produção executiva do Produtor local Bruno Messias, sendo o projeto contemplado por meio do edital da Politica Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, voltado à promoção e valorização da cultura local.
Durante três dias, o público poderá desfrutar de uma programação diversificada, que inclui exposições de pintura, escultura e artesanato, além de uma ampla feira literária com lançamentos de livros, saraus de poesia, encontros com escritores, debates literários e contadores de histórias.
O objetivo do evento é promover a valorização da arte e da literatura como instrumentos de transformação social, proporcionando acesso gratuito a atividades culturais e incentivando o desenvolvimento artístico na região.
Destaques da programação:
Exposições de artes visuais, incluindo pintura, escultura e artesanato.
Feira literária com lançamentos de livros, saraus e debates entre autores.
Encontros com escritores e debates sobre temas culturais contemporâneos.
Participações confirmadas:
Eva Derossi, Alcimario Júnior, Iolanda Brazão, Don Negralla, Esmeralda Ribeiro, Pedro Ferreira, Adriana Igrejas, Ed Ramos, Sérgio Leal (DJ TR), Adriana Igrejas, Marlos Degani, Marcelo Gularte, Coletivo Mulheres do Ler, WG de Rua entre outros
Evento: Festival Guararapes de Artes Visuais e Literatura
Data: 21 a 23 de novembro de 2024
Local: Paço Municipal de Mesquita
Entrada: Gratuita
Celebridades
Sobre o compositor Whake e seu álbum Gratitude.
O compositor Whake, você provavelmente já deve ter visto algum comentário a respeito dele, ou alguma música em alguma rede social, acontece que este artista está em ascensão na mídia atualmente, com suas músicas em instrumental, é o jovem do New Age, um gênero musical tranquilo e melódico, não é de hoje que ele se encontra na internet, começou em 2020, com músicas Eletrônicas e Pop, onde usava em seus vídeos do YouTube, as suas músicas já atingiram mais de 300 mil ouvintes, ele também compõe suas músicas, tem um projeto musical chamado: Whake, que administra e produz músicas e vídeos, nestas produções o gênero musical New Age é o mais dominante.
Possui um álbum: Gratitude, nele possui 10 faixas, em instrumental, o álbum tem variedades de gêneros musicais.
Explicação das faixas:
Faixa 1: Ethereal
“Esta é uma música intensa e experimental, que remete uma energia e vontade de superar seus objetivos.”
Faixa 2: Gratitude
“Esta é uma música tranquila e energética, nela dar a sensação de ser grato por aquilo que se conquistou.”
Faixa 3: Still Hope
“Esta é uma música intensa e tranquilizante, que faz ter uma esperança na vida e nas coisas, mesmo estando difíceis.”
Faixa 4: Pleasures of Life
“Esta é uma música positiva e vivaz, que remete aos prazeres e deleites da vida.”
Faixa 5: Strength and Endurance
“Esta é uma música energética e intensificadora, que faz sentir-se frenético e focado.”
Faixa 6: Virtue
“Esta é uma música tranquila e positiva, nela se dar uma satisfação e virtude sobre si, e à seus feitos.”
Faixa 7: Deeper Feeling
“Esta é uma música intensa e triste, se expressa por algo que foi perdido e demonstra sentimento por aquilo.”
Faixa 8: Far from Hometown
“Esta é uma música energética e positiva, que se remete a saudade por estar longe de onde reside, por estar bem distante.”
Faixa 9: Countryside Simple
“Esta é uma música tranquila e intensa, que faz ter afeição até por coisas simples e comuns.”
Faixa 10: Ever Better
“Esta é uma música energética e positiva, se remete a conquistas, prosperidades e melhorias na vida.”
https://instagram.com/cianowhake
-
Celebridades5 dias atrás
Sobre o compositor Whake e seu álbum Gratitude.
-
Cultura5 dias atrás
Municipio do Rio Mesquita recebe Festival Guararapes de Artes Visuais e Literatura de 21 a 23 de novembro
-
Mingos Lobo5 dias atrás
uma trajetória de fé
-
Cultura5 dias atrás
Casarão do Firmino no Rio apresenta o samba novo de Vinny Santa Fé