Conecte-se Conosco

Cultura

Projeto Cidade Inclusiva do IOK proporciona “turismo cultural”.

Publicado

em

Beneficiários exploram pontos artísticos da cidade de São Paulo enquanto também adquirem autonomia

A pessoa com deficiência, normalmente, fica restrita ao perímetro da sua residência. Esta restrição territorial ocorre por inúmeros motivos: se relaciona com o medo dos responsáveis diante da violência, sobretudo nos centros urbanos, ou com a possibilidade de que a pessoa em questão não consiga se localizar e possa se perder. As dificuldades relacionadas com meios de transporte quase sempre inadequados e as limitações impostas pelas dificuldades de deslocamento, entre outras, também formam este ‘pacote’ que limita bastante a vida destas pessoas.

Contudo, mesmo diante destas limitações, o estudo do meio só proporciona benefícios, o conhecimento histórico, cultural e, sobretudo, o desenvolvimento da autonomia. Conhecer monumentos, complexos arquitetônicos ou símbolos históricos, além de eventos artísticos, culturais, religiosos, educativos, informativos ou de natureza acadêmica, possibilita a compreensão de realidades concretas.

É partindo deste contexto que o Instituo Olga Kos realiza o projeto Cidade Inclusiva que busca através da facilitação de acesso a vários museus e espaços artísticos da capital paulista, incluir jovens e adultos com deficiência ou em condição de vulnerabilidade que residem na cidade.

E além da inclusão que é feita através do suporte de profissionais do IOK que se encarregam do transporte e dos demais itens necessários para que este deslocamento seja realizado de forma segura, após as visitas aos locais, os beneficiários participam de oficinas nas quais são estimulados a expressar, por meio de técnicas artísticas, suas impressões sobre as experiências vividas.
Como moradores das periferias desta que é a maior e mais rica cidade da América Latina e é também uma cidade extremamente desigual quando se trata da oferta de oportunidades, a maioria dos beneficiários consegue (através do projeto) acessar um lado de São Paulo que, de outra forma, não poderiam.

Conheça alguns espaços que já foram visitados pelos participantes do projeto Cidades Inclusivas- Mobilidade e Autonomia:

Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes espaços artísticos da capital. O prédio ocupa um edifício construído em 1900 dentro do Jardim da Luz que se situa na região central. Projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, a Pinacoteca é famosa por abrigar exposições de artistas de renome tanto do Brasil quanto do exterior.

Museu da Imigração
Como o nome já diz, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo foi criado para documentar a história dos imigrantes que ajudaram no desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o espaço se localiza na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes que se situa no tradicional bairro da Mooca.

Museu Afro Brasil
Situado dentro do Parque do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico direcionado para pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao imenso acervo cultural que envolve a história da população negra brasileira desde os primórdios da colonização.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Kleber Rodrigues faz palestra sobre Mesquita do Amanhã

Publicado

em



O evento serviu ainda para enfatizar a importância do Complexo Esportivo União, que fica pronto ainda esse ano

O Projeto Mesquita do Amanhã foi tema da palestra ministrada nesta quarta-feira, dia 28, pelo subsecretário de Esportes, Cultura Lazer e Turismo de Mesquita, Kléber Rodrigues, para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Pedro I, bairro Santa Terezinha. Trata-se de um projeto estruturante através do qual a cidade poderá se desenvolver a partir da implantação de equipamentos públicos de qualidade em todo município.


“Foi uma experiência muito rica e prazerosa pra mim, que aproveitei o fato do colégio estar situado no mesmo bairro onde vem sendo feita a obra do Complexo Esportivo União, para falar da importância do espaço. Estamos dando andamento a uma obra maravilhosa que será inaugurada ainda esse ano com campo de futebol com medidas oficiais, quadra poliesportiva, pista de caminhada e várias salas de aula voltadas para a prática de atividades físicas e esportivas”, explicou o subsecretário.


A meta do governo Jorge Miranda é criar mais uma área de lazer para toda a família. Ao final da palestra Kleber respondeu perguntas dos alunos sobre diferentes projetos realizados pela prefeitura e sobretudo, pela subsecretaria de Esportes como as atividades que são desenvolvidas na Vila Olímpica da cidade, na Arena Sôdie e nos diferentes polos de atividades que funcionam nas praças, clubes, pista de caminhada, lona cultural entre outros.

Continue lendo

Cultura

Municipio de Mesquita no Rio promove sua primeira roda de samba em lona cultural

Publicado

em

 

O evento, que já é uma tradição na cidade, acontece na Lona Cultural Lauro Sanches

O programa Música na Lona, promovido pela Prefeitura de Mesquita, através da Subsecretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, sob gestão do subsecretário Kleber Rodrigues, levará ao palco da Lona Cultural Lauro Sanches, nesta sexta, dia 9 de agosto, uma Roda de Samba. Com Grupo Expressão e QG dos Compositores de Bezerra da Silva, o evento, que acontece todas às sextas feiras, já virou uma tradição na cidade e tem atraído cada vez maior número de pessoas ao local.

“Nossa meta é levar diversão e cultura para população mesquitense, ocupando a nossa lona cultural todo fim de semana. Nós já promovemos diversas atrações de diferentes estilos musicais para agradar a todo tipo de público. Já tivemos funk das antigas, vários bailes charme, sertanejo, baile da terceira idade e até show de rock”, enumerou Kleber Rodrigues.

O show, que começa às 18h, na lona cultural, na Avenida Baronesa de Mesquita, próximo à Estação de Edson Passos, promete muita animação, dança e diversão. Vale lembrar que o público conta ainda com um espaço astronômico, que fica ao lado do palco. Você não poder perder mais essa atração com muito samba no pé e diversão gratuita garantida.

Continue lendo

Cultura

Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”

Publicado

em

Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja

A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.

“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.

Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.

“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”

A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.

Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:

“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.

Sobre a autora

Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.

Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.

Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso

Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/

Acompanhe Glaucia Afonso nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
Facebook: https://m.facebook.com/me.glaucia/

Continue lendo

Destaque