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Cultura

Centro de Formação da Vila apresenta programa de práticas inclusivas na educação com imersão em Portugal

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  • A iniciativa tem como objetivo permitir a educadores conhecer especialistas de referência em educação inclusiva
  • Participantes poderão aprofundar conhecimentos sobre as diretrizes da pedagogia focada em práticas inclusivas nos processos de ensino e de aprendizagem

Com o intuito de aproximar educadores e docentes de experiências bem-sucedidas com educação inclusiva, o Centro de Formação da Vila organizou o programa “Portugal: Educação e Inclusão”. A iniciativa, que acontecerá em outubro deste ano, conta com uma semana de imersão no país europeu. A visita será coordenada por Marília Costa Dias, diretora pedagógica da Escola Viva, que conhece os especialistas cicerones da viagem e já teve oportunidade de observar de perto o impacto de suas pesquisas e assessorias ao sistema de ensino português. “Em Portugal, há uma cultura de inclusão bastante consistente, com diretrizes, leis e orientações do próprio governo que ajudam as escolas a transformarem o ambiente escolar em um local acolhedor, seguro e diverso”, diz.

O programa, realizado em parceria com a Vindas Educação, uma instituição portuguesa que desde 2009 atua para a construção de um futuro mais ético e sustentável para as novas gerações, se propõe a oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar os bastidores de escolas e demais organizações promotoras de inclusão educacional e social em Portugal e outros países europeus, interagindo com os seus alunos, professores e dirigentes. A imersão envolve conferências, dinâmicas de grupo, partilha de experiências e debates.

Durante a viagem, a formação reflexiva, com vistas ao desenvolvimento profissional, é intensiva e acontece o tempo todo: nas salas de conferência, no hall do hotel, durante as caminhadas e nas visitas históricas e culturais. Além disso, a imersão terá anfitriões altamente especializados em Educação Inclusiva e Inovação Pedagógica, o que inclui representantes da Vindas Educação, que são pesquisadores sobre formação de professores para a inclusão e promovem experiências de profunda imersão na educação portuguesa.

Para a coordenadora Marília Costa Dias, ter contato com a história e a cultura portuguesa, por meio de visitas a equipamentos históricos e culturais (como palácios, castelos, mosteiros, museus de arte e ciência e outros), traz uma compreensão mais contextualizada e situada da Educação no País. “Trata-se de uma oportunidade única de conhecer a organização do sistema educativo português, em particular da Educação Inclusiva. A imersão incluirá visitas a escolas públicas e privadas que permitirão conhecer algumas das suas opções político-pedagógicas para o suporte à aprendizagem e à inclusão de todos e de cada aluno”, afirma.

​​A imersão terá duração de uma semana e incluirá encontros com o Prof. Dr. David Rodrigues – diretor científico da Vindas Educação, Conselheiro Nacional de Educação, e Consultor da UNESCO, UNICEF e da Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos e Inclusão Social e Educativa, além do acompanhamento constante da Profa. Dra. Luzia Lima-Rodrigues, diretora executiva da Vindas Educação, doutora em Educação e membro do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, onde desenvolve e orienta investigação em Educação Inclusiva. A professora é, ainda, membro da comissão pedagógica da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, atuando na formação contínua de professores em contexto de escola, no campo da educação inclusiva, dos métodos ativos e das pedagogias expressivas.

Serviço

“Portugal: Educação e Inclusão”

Quando: de 12 a 18 de outubro.

Para mais informações, clique aqui.

Sobre a Escola Viva

A Escola Viva foi fundada há 50 anos com a missão de oferecer uma aprendizagem que estimula o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração para formar pessoas preparadas para o mundo imprevisível e complexo em que vivemos.  A instituição, que em 2020 passou a fazer parte da Bahema Educação, uma das principais empresas de educação privada do país, tem o propósito de oferecer educação de qualidade e atua com base em cinco valores: diversidade, excelência, sustentabilidade, ousadia e experimentação.

Sobre o Centro de Formação

O Centro de Formação foi fundado em 1980, junto com a Escola da Vila, com dois objetivos principais: formação continuada da equipe pedagógica e oferta de cursos para escolas públicas e privadas. Desde a década de 80, produz, compartilha e  dissemina reflexões e conhecimentos didático-pedagógicos derivados das contribuições da psicologia e pedagogia contemporâneas e das práticas desenvolvidas pelos profissionais da Escola da Vila. Nos últimos anos, com o grupo de escolas da Bahema Educação – Escola Parque, Fórum Cultural e Centro Educacional Viva (RJ), Escola da Vila, Escola Viva e Escola Mais (SP), Grupo Balão Vermelho (MG), Colégio Apoio (PE) e Escola Autonomia e Dual International School (SC), o Centro de Formação ampliou sua equipe de formadores e seu repertório de experiências e práticas.

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Cultura

Kleber Rodrigues faz palestra sobre Mesquita do Amanhã

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O evento serviu ainda para enfatizar a importância do Complexo Esportivo União, que fica pronto ainda esse ano

O Projeto Mesquita do Amanhã foi tema da palestra ministrada nesta quarta-feira, dia 28, pelo subsecretário de Esportes, Cultura Lazer e Turismo de Mesquita, Kléber Rodrigues, para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Pedro I, bairro Santa Terezinha. Trata-se de um projeto estruturante através do qual a cidade poderá se desenvolver a partir da implantação de equipamentos públicos de qualidade em todo município.


“Foi uma experiência muito rica e prazerosa pra mim, que aproveitei o fato do colégio estar situado no mesmo bairro onde vem sendo feita a obra do Complexo Esportivo União, para falar da importância do espaço. Estamos dando andamento a uma obra maravilhosa que será inaugurada ainda esse ano com campo de futebol com medidas oficiais, quadra poliesportiva, pista de caminhada e várias salas de aula voltadas para a prática de atividades físicas e esportivas”, explicou o subsecretário.


A meta do governo Jorge Miranda é criar mais uma área de lazer para toda a família. Ao final da palestra Kleber respondeu perguntas dos alunos sobre diferentes projetos realizados pela prefeitura e sobretudo, pela subsecretaria de Esportes como as atividades que são desenvolvidas na Vila Olímpica da cidade, na Arena Sôdie e nos diferentes polos de atividades que funcionam nas praças, clubes, pista de caminhada, lona cultural entre outros.

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Cultura

Municipio de Mesquita no Rio promove sua primeira roda de samba em lona cultural

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O evento, que já é uma tradição na cidade, acontece na Lona Cultural Lauro Sanches

O programa Música na Lona, promovido pela Prefeitura de Mesquita, através da Subsecretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, sob gestão do subsecretário Kleber Rodrigues, levará ao palco da Lona Cultural Lauro Sanches, nesta sexta, dia 9 de agosto, uma Roda de Samba. Com Grupo Expressão e QG dos Compositores de Bezerra da Silva, o evento, que acontece todas às sextas feiras, já virou uma tradição na cidade e tem atraído cada vez maior número de pessoas ao local.

“Nossa meta é levar diversão e cultura para população mesquitense, ocupando a nossa lona cultural todo fim de semana. Nós já promovemos diversas atrações de diferentes estilos musicais para agradar a todo tipo de público. Já tivemos funk das antigas, vários bailes charme, sertanejo, baile da terceira idade e até show de rock”, enumerou Kleber Rodrigues.

O show, que começa às 18h, na lona cultural, na Avenida Baronesa de Mesquita, próximo à Estação de Edson Passos, promete muita animação, dança e diversão. Vale lembrar que o público conta ainda com um espaço astronômico, que fica ao lado do palco. Você não poder perder mais essa atração com muito samba no pé e diversão gratuita garantida.

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Cultura

Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”

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Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja

A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.

“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.

Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.

“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”

A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.

Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:

“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.

Sobre a autora

Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.

Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.

Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso

Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/

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Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
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