Conecte-se Conosco

Cultura

Veleiro Witness, do Greenpeace, vem ao Brasil para expedição científica na bacia da Foz do Amazonas

Publicado

em

Chega a Belém (PA), em 28 de fevereiro, o veleiro Witness, a mais nova embarcação do Greenpeace. A presença do Witness em águas brasileiras é parte da expedição Costa Amazônica Viva, do Greenpeace Brasil, que, entre outras atividades, vai fomentar o aprofundamento de conhecimento científico sobre a costa do Amapá, e os potenciais impactos da exploração de petróleo na região.

Em um contexto de abertura de novas fronteiras de exploração de petróleo na Amazônia, em áreas extremamente sensíveis do ponto de vista socioambiental e insuficientemente conhecidas pela ciência, o objetivo da expedição científica é coletar dados sobre as correntes marítimas da região. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), responsáveis pelo estudo, lançarão derivadores (equipamentos oceanográficos que emitem sinais de localização GPS) em diferentes pontos da Bacia da Foz do Amazonas para mapear as correntes de superfície no litoral do Amapá.

A expedição permitirá, entre outros objetivos, a obtenção de mais informações sobre a dinâmica das águas costeiras e oceânicas na bacia da Foz do Amazonas, que sofrem influência direta da descarga de águas do rio Amazonas.

O estudo busca contribuir para um entendimento mais acurado sobre a trajetória de eventuais vazamentos de petróleo, já que não há um consenso científico sobre tais dinâmicas. Pelo contrário, há um dissenso fundamental: as modelagens de dispersão de óleo apresentadas pela Petrobras, que indicavam que ele não chegaria até a costa foram recebidas com ceticismo por oceanógrafos de renomadas instituições do país.

Ainda há incertezas em relação ao risco do petróleo derramado atingir a costa amazônica, os manguezais, os rios, terras indígenas, açaizais e lavouras da região. Esses dados também são centrais para que a empresa apresente ações de prevenção e mitigação de impactos do óleo.

A modelagem da Petrobras contraria, ainda, relatos de comunidades indígenas e pescadores da região, que não tiveram suas vozes ouvidas, e afirmam reiteradamente que diversos objetos caídos em alto-mar já chegaram à costa do Amapá, aos rios e mangues do Oiapoque.

Além do mapeamento das correntes marinhas superficiais, que vem inclusive da oitiva desses relatos das comunidades locais, a expedição trará a percepção de povos indígenas e outros atores do território sobre a questão do petróleo na região, além de documentar os ambientes costeiros e Unidades de Conservação, mostrando a importância socioambiental da costa amazônica.

Com a expedição, o Greenpeace pretende fomentar o debate público em relação aos potenciais impactos do petróleo na região, cobrar responsabilidade das entidades de Estado (e o próprio governo) para que os povos do território e a ciência sejam escutados e que se respeite o Princípio da Precaução – que prevê a não implementação de projetos sem que haja consenso científico em relação à região e os potenciais impactos das atividades.

O Witness possui 22,5 metros de comprimento e, devido à elevação da quilha e do leme, é capaz de navegar em águas rasas e inacessíveis a barcos maiores. Adaptações tecnológicas promovidas na embarcação em 2022 visam tornar o veleiro mais ecológico e incluem células solares, turbinas eólicas e um sistema otimizado de gerenciamento de energia.

Continue lendo

Cultura

Kleber Rodrigues faz palestra sobre Mesquita do Amanhã

Publicado

em



O evento serviu ainda para enfatizar a importância do Complexo Esportivo União, que fica pronto ainda esse ano

O Projeto Mesquita do Amanhã foi tema da palestra ministrada nesta quarta-feira, dia 28, pelo subsecretário de Esportes, Cultura Lazer e Turismo de Mesquita, Kléber Rodrigues, para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Pedro I, bairro Santa Terezinha. Trata-se de um projeto estruturante através do qual a cidade poderá se desenvolver a partir da implantação de equipamentos públicos de qualidade em todo município.


“Foi uma experiência muito rica e prazerosa pra mim, que aproveitei o fato do colégio estar situado no mesmo bairro onde vem sendo feita a obra do Complexo Esportivo União, para falar da importância do espaço. Estamos dando andamento a uma obra maravilhosa que será inaugurada ainda esse ano com campo de futebol com medidas oficiais, quadra poliesportiva, pista de caminhada e várias salas de aula voltadas para a prática de atividades físicas e esportivas”, explicou o subsecretário.


A meta do governo Jorge Miranda é criar mais uma área de lazer para toda a família. Ao final da palestra Kleber respondeu perguntas dos alunos sobre diferentes projetos realizados pela prefeitura e sobretudo, pela subsecretaria de Esportes como as atividades que são desenvolvidas na Vila Olímpica da cidade, na Arena Sôdie e nos diferentes polos de atividades que funcionam nas praças, clubes, pista de caminhada, lona cultural entre outros.

Continue lendo

Cultura

Municipio de Mesquita no Rio promove sua primeira roda de samba em lona cultural

Publicado

em

 

O evento, que já é uma tradição na cidade, acontece na Lona Cultural Lauro Sanches

O programa Música na Lona, promovido pela Prefeitura de Mesquita, através da Subsecretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, sob gestão do subsecretário Kleber Rodrigues, levará ao palco da Lona Cultural Lauro Sanches, nesta sexta, dia 9 de agosto, uma Roda de Samba. Com Grupo Expressão e QG dos Compositores de Bezerra da Silva, o evento, que acontece todas às sextas feiras, já virou uma tradição na cidade e tem atraído cada vez maior número de pessoas ao local.

“Nossa meta é levar diversão e cultura para população mesquitense, ocupando a nossa lona cultural todo fim de semana. Nós já promovemos diversas atrações de diferentes estilos musicais para agradar a todo tipo de público. Já tivemos funk das antigas, vários bailes charme, sertanejo, baile da terceira idade e até show de rock”, enumerou Kleber Rodrigues.

O show, que começa às 18h, na lona cultural, na Avenida Baronesa de Mesquita, próximo à Estação de Edson Passos, promete muita animação, dança e diversão. Vale lembrar que o público conta ainda com um espaço astronômico, que fica ao lado do palco. Você não poder perder mais essa atração com muito samba no pé e diversão gratuita garantida.

Continue lendo

Cultura

Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”

Publicado

em

Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja

A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.

“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.

Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.

“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”

A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.

Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:

“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.

Sobre a autora

Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.

Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.

Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso

Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/

Acompanhe Glaucia Afonso nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
Facebook: https://m.facebook.com/me.glaucia/

Continue lendo

Destaque